ERP, Software de Terceiros ou Software Próprio(Desenvolvido do 0)?

/ / Respondendo Perguntas

Pra minha Empresa é melhor Software ERP(Enterprise Resource Planing) de Terceiros ou Software ERP(Enterprise Resource Planing) Próprio(Desenvolvido do 0)?

ERP Pra minha Empresa, compro ou crio do zero?

Quando escuto este tipo de questionamento respiro fundo e digo com calma:
Depende!
Não é uma questão muito difícil de se responder.

Se já existe algo que contemple as necessidades de software erp que sua empresa precisa, então não há porque reinventar a roda principalmente se a “roda”(software erp) tiver um bom custo x beneficio. Isso comparando o preço entre as soluções prontas X algo criado exclusivamente pra sua empresa.

 

 

Comprar uma licença de uso de software erp desenvolvido por outra empresa tem vantagens e desvantagens vamos a elas

Vantagens

  1. Normalmente saí mais barato que desenvolver algo do “0”
  2. O tempo  entre contratação do serviço e a entrega do software é menor que algo desenvolvido do “0”
  3. Problemas Simples já tem algo como que uma formula, normalmente já houveram muitos erros e muitos concertos..
  4. Normalmente não necessita de integração com equipe de desenvolvimento. Pelo fato de ser um Produto para um “mercado”. Se você se encaixou então não há o que fazer no desenvolvimento, salvo os casos de erros,bugs, o que é repassado pra o desenvolvimento pelo suporte.

Desvantagens

  1. O custo inicial de implantação pode até ser mais em conta, porém se seu negócio precisar de algo que não tem no software, qualquer customização pode ficar um pouco salgada, pois se trata de uma mudança pra um cliente especifico, está em aspecto de exceção.
  2. Normalmente envolve uma mensalidade.
  3. O software é da empresa Terceira, você não pode pedir pra outro mudar / customizar.

 

Desenvolver um software erp totalmente voltado para as regras de negócio da sua empresa tem também vantagens e desvantagens vamos a elas:

Vantagens

  1. Se não há algo no mercado, o software próprio serve exatamente pra isso, as possibilidades são infinitas, as regras quem define é você.
  2. O software pode ter a sua cara, você defini da regra ao estilo, nada é fixo, tudo é customizável.
  3. O software é seu, o código fonte lhe pertence. Se o fornecedor não poder te atender, ou se por qualquer motivo você quiser mudar de fornecedor.
  4. Já que o software é seu então, a morte dele não está sujeita à quem desenvolveu, se ele é bem feito obedecendo padrões e boa organização não é difícil de outra empresa pegar o seu projeto.

Desvantagens

  1. Normalmente é mais caro que a compra de uma licença e implantação de software.
  2. O tempo de contratação de serviço e entrega do projeto normalmente é maior.
  3. Todos os problemas mais simples e complexos, os que não foram pegos nos testes irão acontecer e serem resolvidos em produção(em uso) mesmo na sua empresa já que o software é só seu diferente do software de terceiro que é um produto e tem tempo de mercado tendo problemas simples e complexos resolvidos antes da sua contratação.
  4. erros de comunicação trabalho com equipe de desenvolvimento que pode ser a vantagem mas que se não bem trabalhada pode dar algumas dores de cabeça.

 

Considerações Finais:

No final das contas cabe uma analise cuidadosa sobre o caso de cada empresa.

É importante que a empresa que está sendo contratada leve a sério os levantamentos,  e que não se importe que talvez o planejamento dure 2 pra 1 com relação a execução do projeto, isto pode fazer a diferença.

Se você tem interesse em uma conversa sobre o tema ,pode entrar em contato clicando aqui Contato.

confira alguns do serviços que prestamos aqui Serviços.

Se você ainda está trabalhando com planilhas e que primeiro organizar as coisas antes de fazer um ERP; Para agilizar o seu trabalho recomendo que conheça o google Sheets que faz parte da Suite de aplicativos do google.

Nós fazemos a implantação da ferramente GSuite que é uma mão na roda pra o trabalho em equipe integrado de onde estiver.

https://www.google.com/sheets/about/

 

sobre o gsuite:

https://gsuite.google.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *